Políticas Públicas e Conhecimento Profissional

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Nas últimas décadas, por toda a Europa, o Estado-Providência tem conhecido profundas transformações, com consequências importantes para o trabalho dos profissionais que exercem a sua actividade nos múltiplos domínios abrangidos pelo sector público. A adopção de novas políticas ao nível central, muitas delas fortemente inspiradas pelos postulados da Nova Gestão Pública, tem provocado uma forte reestruturação dos contextos globais e imediatos em que se desenrola a actividade destes trabalhadores.Entre os profissionais empregados pelo Estado, os professores e os enfermeiros constituem dois dos grupos ocupacionais mais numerosos. Dada a natureza do seu trabalho – que os coloca diariamente em contacto com o público em geral – são, também, grupos em que a reestruturação do Estado tem efeitos muito directos sobre a forma de desenvolver as suas actividades e sobre a relação que estabelecem com o conhecimento profissional que fundamenta e orienta essas actividades. Importa, por isso, descrever e compreender as mudanças estruturais verificadas nestes domínios profissionais, nas últimas décadas; analisar a estrutura e o conteúdo da educação destes trabalhadores, com especial ênfase no seu conhecimento profissional, e examinar as relações que tenham sido estabelecidas entre a reestruturação dos campos da educação e da saúde, por um lado, e a educação e a formação profissional dos professores e dos enfermeiros, por outro.Neste livro, reflectimos aprofundadamente sobre estas questões, focalizando o caso portuguêsNa presente obra, partilha-se o contributo dado por destacados especialistas portugueses sobre estas e outras questões centrais relativas ao ensino e à enfermagem no nosso país.

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Book Details

Data Publicação

Março 2008

ISBN

9789728082970

Idioma

Português

Temática

Administração Pública

Páginas

264