Book Details
Data Publicação | Novembro 2003 |
---|---|
ISBN | 9789724136509 |
Idioma | Português |
Temática | Políticas Educacionais e Administração Escolar |
Páginas | 126 |
Editor | Asa |
€4.05
A avaliação é um fenómeno educativo (se é educativo deveria educar ao ser realizado) que condiciona todo o processo de ensino e aprendizagem. Por isso, é importante questionar a natureza do mesmo, a sua finalidade e as dimensões éticas, sociais e políticas que o impregnam. Essencialmente, é um fenómeno mais ético do que técnico. Nesse sentido, é indispensável saber a quem beneficia e a quem prejudica quando se leva a cabo, que valores serve e que valores destrói. A avaliação pode servir para muitas finalidades. O importante é utilizá-la como meio de aprendizagem, como um modo de compreender para melhorar as práticas que constituem o seu objecto de estudo. A metáfora “uma seta no alvo” serve para compreender, com clareza, que se pode utilizar a avaliação para classificar, comparar, seleccionar ou, simplesmente, qualificar. É necessário, no entanto, utilizá-la para aprender e para melhorar a aprendizagem dos alunos, a dinâmica das escolas, a formação dos professores e a implantação das reformas.
Data Publicação | Novembro 2003 |
---|---|
ISBN | 9789724136509 |
Idioma | Português |
Temática | Políticas Educacionais e Administração Escolar |
Páginas | 126 |
Editor | Asa |
Reviews
There are no reviews yet.