Acolhimento Familiar de Crianças – Evidências do Presente Desafios Para o Futuro

11.25


Back Cover

O objetivo essencial do acolhimento familiar, enquanto medida de proteção das crianças em perigo é, de acordo com a Lei de proteção de crianças e jovens, afastá–las do perigo, garantir a sua recuperação física e psicológica e proporcionar-lhes as condições que permitam proteger e promover a sua segurança, saúde, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento integral. São estes os critérios que determinam o sucesso da medida e são estas as dimensões que pretendemos analisar neste projeto de investigação.
Saber de que modo o acolhimento familiar constitui um contexto adequado para o desenvolvimento das crianças acolhidas é uma interrogação que não tem uma resposta rápida, e muito menos fácil, atendendo ao número de variáveis envolvidas.
A aplicação prática da medida do acolhimento familiar tem sido objeto de algumas críticas na sua aplicação, tais como a escassa promoção da medida, a ausência de critérios de seleção específicos das pessoas envolvidas, a falta de prévia formação e de acompanhamento técnico (Delgado, 2010). Faltam, todavia, os projetos de investigação sobre o tema, sendo inclusivamente necessário recorrer a estudos desenvolvidos noutros sistemas para definir e caracterizar o acolhimento familiar.

Autores: Ana Bertão; Isabel Timóteo; João Carvalho; Ruth Sampaio; Alexandra Sousa; Ana Alheiro; Isabel Vieira; Paulo Delgado

Categoria: Etiqueta:

Book Details

Data Publicação

Abril 2018

ISBN

9789897300219

Idioma

Português

Temática

Educação

Páginas

214

Coordenação

Paulo Delgado