Educação para o Sucesso: Políticas e Autores

13.63


Back Cover

As Ciências da Educação têm sido, nos últimos tempos, alvo de críticas que procuram responsabilizá-las pelo estado calamitoso da educação em Portugal. A partir da publicação de alguns estudos comparativos internacionais sobre resultados escolares, tem-se difundido a ideia de que as Ciências da Educação e a sua comunidade científica defendem o facilitismo, a diversão e a ausência de esforço na aprendizagem. Esta ideia, amplificada até à exaustão por alguns media, tem contribuído para a construção de uma representação negativa das Ciências da Educação e também para que se ignorem aspectos que interferem no contexto da educação, em geral, e da escola, em particular, nomeadamente os de ordem social.

Foi no quadro desta situação que o IX Congresso da SPCE elegeu como tema a “Educação para o sucesso: políticas e actores”, pois o sucesso educativo, com tudo o que ele implica – qualidade dos objectivos, qualidade da aprendizagem, qualidade das políticas, competências dos actores -tem estado no cerne das preocupações da SPCE. Privilegiando a construção do conhecimento científico sobre realidades complexas – porque humanas e sociais -, as Ciências da Educação não deixam de ter no horizonte o propósito de intervir socialmente, de modo a contribuírem para a produção do sucesso educativo.

E neste contexto e na procura de sinergias entre as diversas áreas de conhecimento que constituem as Ciências da Educação, bem como na articulação entre os diversos actores do sistema educativo, que o IX Congresso da SPCE se desenvolveu de acordo com as seguintes temáticas que foram objecto de reflexão e discussão, quer nos dez Painéis, quer nas dez Oficinas de Trabalho, organizados ao longo de três dias nas instalações do Madeira Tecnopolo:

1. História(s) do sucesso educativo;
2. Articulação entre níveis e ciclos de ensino;
3. Educação formal e não formal;
4. Pedagogia do ensino superior;
5. Educação e Tecnologias;
6. Educação e Interdisciplinaridade;
7. Educação, Regiões e Autarquias;
8. Políticas educativas e curriculares;
9. Formação de educadores e professores;
10. Escola, família e comunidades.

Categoria: Etiqueta:

Book Details

Data Publicação

Janeiro 2009

ISBN

9789898148216

Idioma

Português

Temática

Sociologia da Educação

Páginas

270