Políticas Educativas e Dinâmicas Curriculares em Portugal e no Brasil

4.50


Back Cover

O livro que agora apresentamos aos leitores de Portugal e do Brasil sistematiza resultados das pesquisas que vêm sendo realizadas a partir dos intercâmbios desenvolvidos ao longo dos últimos anos entre o núcleo de investigação “Escola, Currículo e Formação de Identidades”, do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e o grupo “Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura” (www.curriculo-uerj.pro.br), do Programa de Pós – -graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tais pesquisas apoiam-se no convénio firmado entre as duas instituições e concretizam-se no âmbito do projecto Propostas Curriculares e Escolas no Brasil e em Portugal, com apoio da Capes, pelo Brasil, e do GRICES, por Portugal. Tendo em vista articulações também já existentes entre, de um lado, a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro e, do outro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, essas duas outras instituições integram esse projecto como co-participantes e também apresentam aqui resultados das suas investigações. Procuramos com estas pesquisas articular a análise de textos de políticas de currículo produzidos em Portugal e no Brasil com a investigação sobre os modos de concretização dessas políticas nestes dois países. Desta forma, procuramos compreender os sentidos conferidos, na actualidade, ao estabelecimento de referenciais curriculares nacionais em diferentes países do mundo ocidental.

Categoria: Etiqueta:

Book Details

Data Publicação

Setembro 2008

ISBN

9789728082963

Idioma

Português

Temática

Ensino e Educação

Páginas

200