Desenvolvimento: Contextos Familiares e Educativos

11.25


Back Cover

Os estudos agora coligidos para publicação constituem uma selecção de trabalhos efectuados no âmbito das actividades do Centro de Psicologia da Universidade do Porto – Fundação para a Ciência e Tecnologia. Porém, a linha de investigação não se esgota nestes estudos. Apesar de, na sua maioria, se poderem incluir no sub-projecto1 designado por “Desenvolvimento: Famílias e Contextos Educativos”, cujos conteúdos têm uma coerência própria, esta obra integra, ainda, outros estudos levados a cabo por investigadores independentes que se enquadram noutro paradigma. É o caso, por exemplo, das investigações sobre “Motivação e Aprendizagem”, “Estudos sobre a Vinculação na Criança Prematura”, “Desenvolvimento de Competências em Crianças de Idade Pré-Escolar” ou ainda “Estrutura, Processo e Conteúdo de Narrativas de Crianças e Adolescentes”, entre outros. Trata-se, assim, de investigações realizadas no mesmo Centro de Psicologia da Universidade do Porto – Fundação para a Ciência e a Tecnologia – no qual se incluem todos os investigadores da Área Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança. A decisão de incluir as investigações relacionadas com “Estudos sobre a Vinculação” e sobre a “literacia” obedeceu às seguintes ordens de razões: o primeiro grupo de pesquisas, dedicado a um tema teórico da maior importância como o da ontogénese em crianças normais e atípicas, fulcral para a temática do desenvolvimento. O segundo grupo de investigações, dedicado à literacia liga-se, de perto, a uma pesquisa-acção levada a cabo no concelho de Matosinhos o qual dá luz às problemáticas de “risco” a que essas crianças estão expostas e para as quais as nossas investigações propõem novas pistas preventivas e interventivas.

Categoria: Etiqueta:

Book Details

Data Publicação

Novembro 2005

ISBN

9728082673

Idioma

Português

Temática

Psicologia

Páginas

308